terça-feira, 30 de novembro de 2010

Devocional Diário - Sede fortalecidos no Senhor

Efésios 6.10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.

Muitas pessoas lêem esse verso e pensam que o Senhor está lhes dizendo para serem fortes por si mesmas. Mas a Escritura não diz uma palavra sequer a respeito de ser forte por si mesmo. Diz para ser forte no Senhor.
“Não sei se posso ou não conseguir isso”, dizem.
Certamente você pode. Não hesite. Seja forte no Senhor. Seja forte na força do Seu poder, não na sua própria força ou poder.
Isso significa que você pode se postar frente ao inimigo, estender sua mão e dizer-lhe que não se aproxime. Use sua autoridade!

Isaías 40.29  Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
30  Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem,
31  mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

Filipenses 4:13  Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.

Confissão: "Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação".

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Devocional Diário - Pelo que eles fazem

Mateus 7.16  Vocês os conhecerão pelo que eles fazem.

No texto acima, Jesus nos ensina que as nossas palavras e ações (atitudes) definirão quem de fato somos  a nível material e espiritual. Se somos bons ou maus, honestos ou desonestos, fiéis ou infiéis, verdadeiros ou mentirosos, crentes ou incrédulos, obedientes ou rebeldes nossa atitudes revelarão o que de fato somos. Através de nossas atitudes, Deus mostra à todos a nossa volta a pessoa a qual nos tornamos. Nossas atitudes nos definirão. Muitos dirão que conhecem a Deus recitando versículos das Sagradas Escrituras, sendo assíduos nos locais de reunião com a igreja procurando parecer ser um fiél seguidor de Cristo, mas segundo diz a Bíblia suas más ações infelizmente mostrarão que isso não é a verdade.

Provérbios 17.3  O ouro e a prata são provados pelo fogo, mas é o SENHOR Deus quem mostra o que as pessoas realmente são.

Tito 1.16  Eles dizem que conhecem a Deus, mas o que eles fazem mostra que isso não é verdade. Estão cheios de ódio, são rebeldes e não são capazes de fazer nenhuma coisa boa.

2 Timóteo 3:5  parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela.

Por isso Deus nos deu a Sua Palavra (Bíblia), para corrigirmos nossas atitudes (palavras e ações), aprendendo assim a maneira certa de viver.

2 Timóteo 3.16  Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.

Amados(as), esforcemo-nos para que nossas atitudes tenham como padrão a Bíblia, afim de que nosso Deus se orgulhe de nós e sejamos benção para todos!

Confissão: "Eu me esforço para que minhas atitudes tenham como padrão a Palavra de Deus, para ser abençoado e ser benção para todos!"

domingo, 28 de novembro de 2010

Devocional Diário - Conservando firme a confissão

Hebreus 4:14  Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.

Confissão é dizer o que Deus diz, falar a linguagem da Bíblia a todo tempo. É resistir a satanás com a espressão ASSIM DIZ O SENHOR. É reivindicar seus direitos diante do trono da Graça, confessando a Palavra de Deus, as promessas de Deus.
A palavra grega da qual se traduz confissão significa de fato dizer a mesma coisa, isto é, dizer o que Deus diz, ou concordar com Deus em nossa conversação, reconhecer a Palavra. Um amigo chega para você quando você esta sendo provado em sua fé e lhe diz: "Cuidado! Um conhecido morreu com essa doença! Vá imediatamente a um hospital e procure médicos!"
Mas você fala a linguagem de Deus, porque crê no que Deus diz. Suas Palavras estão nos seus lábios, na sua conversação. Confesse abertamente: "O Senhor é a força da minha vida; a quem temerei? Cristo já levou as minhas doenças, e pelas Suas feridas estou sarado".
Em todas as circunstâncias, em todas as ocasiões, fale a linguagem de Deus.

Hebreus 10.23  Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.

Confissão: "Guardo firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois, Quem me fez a promessa é fiel".

sábado, 27 de novembro de 2010

Devocional Diário - As suas palavras

Mateus 12.37  Porque as suas palavras vão servir para julgar se você é inocente ou culpado.

O próprio Jesus fez a declaração acima.
As palavras são mais importantes do que muitos se dão conta.
Você se lembra de Jó e daqueles três supostos amigos que foram consolá-lo? Lembre-se da queixa de Jó contra os amigos, que foram a ele como consoladores, mas que acabaram por atormentá-lo: Até quando afligireis a minha alma, e me quebrantareis com palavras? (Jó 19.2).
As palavras podem edificar-nos ou arruinar-nos.
As palavras podem curar-nos ou deixar-nos doentes.
De acordo com os ensinamentos bíblicos, as palavras podem ser empregadas para nos destruir, ou para nos deixar cheios de vida, felizes e saudáveis.
As palavras que proferimos ontem dão vida ao que acon­tece hoje.
Isso está em conformidade com o que Jesus disse em Marcos 11.23 Tudo o que disser lhe será feito.
Tudo o que proferimos são palavras. Na realidade, podemos ler o versículo da seguinte forma: você terá o que suas palavras disseram que teria.

Provérbios 18.20 Você terá de agüentar as conseqüências de tudo o que disser.

Confissão: "Por minhas palavras serei justificado. Sei que terei tudo o que disser. Terei o conteúdo das palavras que eu proferir. Falo palavras cheias de vida, felicidade e saúde. Falo palavras que edificam e que não arruínam!"

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Devocional Diário - Descanso

Hebreus 4.3  Nós, porém, que cremos, entramos no descanso...

No decurso dos anos, tenho passado maravilhosamente com Deus atuando em meu favor, simplesmente deixando-O realizar a obra.
Durante mais de duas décadas transcorridas, desde o dia em que aprendi a respeito da fé e sobre o que a Bíblia diz: Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, tenho ficado em estado de descanso. Assimile aquilo que essa Escritura diz! Não diz que entramos em um estado de medo, aflição, queixumes, preocupação ou brigas. Não! Diz que entramos no descanso. Segundo a Bíblia, aqueles que não crêem na Palavra de Deus, infelizmente não gozam do descanso prometido por Ele.

Hebreus 4.6  Aqueles que foram os primeiros a ouvir a boa notícia não tiveram fé e por isso não receberam esse descanso.

Confissão: "Tenho crido. Sou daqueles que crêem, logo, entro no descanso. Ajo como quem entrou no descanso. Não tenho medo nem aflição. Não me preocupo. Não me queixo. Não pelejo. A peleja é do Senhor. A vitória é minha. Estou na vitória!"

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Devocional Diário - O papel do Pai

Mateus 6.31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
32  Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
33  buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34  Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Acrescentadas a você! Não tiradas! Isso comprova que o Pai cuida dos Seus.
Deus não quer que Seus filhos fiquem ansiosos ou preocupados. Ele quer que Seus filhos procurem em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça para que tudo que necessitam lhes seja acrescentado. Se Você tem a Deus como seu Pai, pode ter certeza de que Ele ocupará o lugar de pai e desempenhará o papel de pai. Você pode ter certeza de que se Deus é seu pai, Ele ama você, e cuidará de você. Louvado seja Deus!
Estou contente porque Ele é meu Pai!
Ele é seu Pai também?

João 1.12  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;

Gálatas 3.26  Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus.

Confissão: "Não fico inquieto a respeito daquilo que vou comer e beber, ou com as roupas que vou usar. Meu Pai celestial sabe que necessito de todas essas coisas. Busquei em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas me são acrescentadas".
Devocional Diário - A fé pratica a Palavra de Deus

Tiago 1.22  Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática.
23  Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é.
24  Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência.
25  O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.

As pessoas, freqüentemente, colocam outra coisa no lugar da fé, substituem-na pela concordância mental. Concordam mentalmente que a Palavra de Deus é verdadeira e chamam isso de fé. No entanto, concordar mentalmente com a Palavra não é fé. É possível aceitar mentalmente que a Bíblia é verdadeira, mas Ela não se tornará uma realidade para nós até que A pratiquemos. Quando colocamos em prática a Palavra de Deus, Ela se torna uma realidade.

Tiago 2:21  Como é que o nosso antepassado Abraão foi aceito por Deus? Foi pelo que fez quando ofereceu o seu filho Isaque sobre o altar.
22  Veja como a sua fé e as suas ações agiram juntas. Por meio das suas ações, a sua fé se tornou completa.

Confissão: "Sou praticante da Palavra. Ajo em conformidade com aquilo que a Palavra diz que é meu. A Palavra é verdadeira. Sei que é verdadeira. Logo, pratico-A como sendo verdadeira, e a Palavra se torna realidade na minha vida".

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Devocional Diário - Deixando Deus travar a peleja

Isaías 41.10  não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
11  Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão.
12  Aos que pelejam contra ti, buscá-los-ás, porém não os acharás; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra ti.
13  Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.

Creio que Aquele que é Maior vive em nós. Creio que Jesus é maior do que o diabo. Sei que a Palavra de Deus declara dessa forma. Devo, portanto, agir pela fé nessa verdade. Ela, então, tornar-se-á realidade, e Aquele que é maior atuará em meu favor.
1 João 4.4 Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.

Se perco o controle e procuro travar, por mim mesmo, a peleja, já não é Deus que está pelejando. Nesse caso, não aproveito a atuação dAquele que é Maior e aquilo que Ele tem feito por mim.
2 CRÔNICAS 20.15 [...] Não temais, nem vos assusteis [...] pois a peleja não é vossa, senão de Deus.
Salmos 37:5  Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará.

Por isso, não procuro calcular a solução da situação. Simplesmente, vou para a cama na hora de dormir e durmo mesmo, não importando o que esteja acontecendo.
Provérbios 3:24  Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo a noite inteira.
Salmos 3:5  Eu me deito, e durmo tranqüilo, e depois acordo porque o SENHOR me protege.
Salmos 4:8  Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.

Confissão: "Recuso-me a pelejar. A peleja não é minha, mas de Deus. Ele é O maior de todos. Levei-O a atuar em meu favor por meio de conhecer a Sua Palavra e agir pela fé na verdade que Ela apresenta".

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Devocional Diário - Comereis o melhor

Isaías 1.19  Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.

Se você está disposto e é obediente, a vontade de Deus é que você tenha o melhor. Fica claro que você não poderá andar em desobediência a Palavra de Deus e desfrutar das coisas boas de Deus. Deus não é avarento. Ele não colocou tantas coisas boas no mundo para o proveito do diabo e de seus seguidores. Algumas pessoas têm a idéia de que o cristão jamais deve possuir coisa alguma no sentido financeiro ou material. Acre­ditam que o cristão deve viver na pobreza e no abatimento. Jesus, porém, disse:
Mateus 7.11 Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

Deus deseja dar-nos coisas boas! Ele quer que recebamos o melhor! Ele anseia que prosperemos e tenhamos as me­lhores coisas da vida, mas, para isso, precisamos cooperar com Ele.

Salmos 35.27  Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!

Confissão: "Estou disposto a amar e a servir a Deus, meu Pai. Sou obediente para andar na luz da Sua Palavra, da Sua vontade. Por isso, comerei o melhor desta terra. Posso orar confiantemente, pedindo as coisas boas da vida, porque é da vontade do meu Pai que eu tenha o melhor".

domingo, 21 de novembro de 2010

Devocional Diário - A necessidade de ter fé

Hebreus 11.6  De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Deus almeja que tenhamos fé. Sendo assim, você pode pensar que, quando nos é impossível tê-la, é nosso direito questionar a justiça divina. Se, porém, Deus coloca em nossas mãos os meios pelos quais a fé poderá ser produzida, a responsabilidade de crermos pesa, nova­mente, sobre nós. Deus tem-nos dado a Sua Palavra e tem-nos dito:
Romanos 10.17  Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.

Muitos cristãos alimentam seus corpos com no mínimo três boas refeições por dia, ao passo que seus espíritos recebem um único lanche frio da Palavra de Deus (Bíblia) por semana. Esses mesmos crentes ainda ficam sem saber por que estão tão fracos na fé!
Mateus 4:4  Jesus respondeu: —As Escrituras Sagradas afirmam: “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz.”

Confissão:"Agradarei a meu Pai celeste. Andarei na fé. Eu a nutrirei, regularmente, com leituras, estudos e  prática da Palavra de Deus".