sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Devocional Diário - Resolução: crescerei

1 Timóteo 6.12 Milita a boa milícia da fé [...]

O único combate que o cristão é convocado a travar é o combate da fé.
Se você está envolvido em qualquer outro tipo de luta, você está na briga errada! Não há necessidade de brigar com o diabo - Jesus já o derrotou! Não há necessidade de combater o pecado - Jesus é a cura para o pecado. Há, porém, um combate de fé (pois existem neste mundo em que vivemos, inimigos e impedimentos que lutam contra a fé).
O maior inimigo da fé é a falta de compreensão da Palavra. Na realidade, todos os impedimentos contra a fé estão centralizados na falta de conhecimento real da Palavra de Deus.
Por outro lado, nossa fé crescerá automaticamente à medida que crescer nosso entendimento da Palavra de Deus (Rm 10.17). Se nossa fé não está crescendo, é porque nosso conhecimento da Palavra do Senhor não está cres­cendo. Não há crescimento nem progresso espiritual sem aumento da fé.
A melhor resolução que você pode tomar neste dia do ano novo é que, durante o ano que se inicia, você fará crescer o seu conhecimento da Palavra de Deus. Dedique-se, pois, ao estudo da Palavra! Automaticamente, a sua fé crescerá. Logo, você crescerá e progredirá espiritualmente.

Confissão: "No ano que se inicia, minha fé crescerá. Minha resolução é que meu conhecimento da Palavra de Deus crescerá. Minha compreensão da Palavra de Deus crescerá. A fé, portanto, virá. A minha fé crescerá. Durante este ano, crescerei e progredirei espiritualmente!"

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O Centro Cristão deseja a todos...




Devocional Diário - A fé segue a luz

Salmos 119.130 A explicação da tua palavra traz luz e dá sabedoria às pessoas simples.

Certa vez um famoso pregador contando seu testemunho disse:
"Quando eu era adolescente, fiquei confinado à cama. Segundo a Medicina, eu morreria. Ora, durante toda a minha vida, tinha ouvido a pregação sobre o novo nascimento. Sabia qual era a vontade de Deus a respeito da salvação. Quando me aproximei do Senhor enquanto eu estava acamado, não tive dúvidas de que Ele me atenderia. Nesse aspecto, não me faltava entendimento. Logo, não hesitei nem tive incredulidade no tocante à salvação. Recebi a salvação e sabia que era salvo.
No entanto, ainda estava confinado à cama! Certamente, faltava-me entendimento da Palavra de Deus com relação à cura divina, oração e fé. Acredito que o máximo que já ouvira da parte dos pregadores foi: "E só deixar nas mãos do Senhor. Ele sabe o melhor". (Sim, mas Deus, na Sua Palavra, ofere­ceu-nos condições para termos o melhor dEle!)
Finalmente, depois de estudar muito a Bíblia, percebi exata­mente quais passos precisava dar na oração e vi exatamente como liberar a minha fé. Se eu tivesse sabido tais coisas, poderia ter saído daquela cama muitos meses antes. Deus não tinha um "tempo determinado" para curar-me. Não! Ele é o mesmo todos os dias! Não havia problema em Deus, nem em Sua disposição de curar-me; o problema estava em mim. Tão logo descobri o que a Palavra de Deus ensinava a respeito da cura, obedeci e obtive os resultados!"
Quando vem a luz(o entendimento), a fé está presente!

Confissão: "Descobrirei o que a Palavra de Deus diz, agirei à altura e conseguirei resultados. Deixarei a Palavra de Deus revelar-Se ao meu espírito. Virá o esclarecimento, a luz e a fé se seguirá".

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Devocional Diário - Quanto mais

Mateus 7.11 Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

Você, como pai, teria o plano, propósito e a vontade de que seus filhos vivessem na miséria, doentes, oprimidos, na sarjeta apesar de você trabalhar de sol a sol? Não! Certa­mente não! Um irmão na fé quando caçula teve uma luta muito grande para conseguir estudar. Seu pai foi embora quando estava com seis meses de vida. Para concluir seus estudos, ele trabalhava na fiação de algodão na vizinhança, das 23h até às 7h e, em seguida, ia para a escola, após deixar o trabalho.
No decorrer do tempo, ele se casou, teve um filho e se tornou um comerciante bem-sucedido. Ele me disse (e acho que essa tem sido a força motriz em sua vida): "Preferiria que meu filho morresse agora a ter uma juventude como eu tive. No entanto, tomarei todas as provi­dências para ele não precisar sofrer as durezas que eu sofri".
Ele trabalhou muito para poder oferecer à sua família uma vida melhor, que ele mesmo não conhecera na juventude. Simplesmente, examinando tudo do ponto de vista natural, trabalhou muito por amor à família. E é esse o significado das palavras de Jesus quando Ele disse: se os homens naturais sabem dar boas dádivas aos filhos, quanto mais meu Pai que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

Confissão: "Até mesmo os bons pais sabem dar boas coisas aos filhos. QUANTO MAIS meu Pai celestial, me dará boas coisas quando Lhe peço!"

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Devocional Diário - O amor do Pai

João 14.21  Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
22  Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo?
23  Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.

Duas coisas são enfatizadas no texto de hoje:
1. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda [...]. Conserva em mente os mandamentos de Jesus.

2. Será amado de meu Pai [...]. Se você andar no amor, estará andando na dimensão de Deus, porque Deus é amor. O amor que é a natureza de Deus, leva-O a cuidar de nós, a proteger-nos e abrigar-nos!

Jesus também falou:
João 13.34  Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.

Não há motivo para você preocupar-se com quaisquer outros mandamentos. Andar no amor resume o assunto inteiro pois a Palavra de Deus declara:
Romanos 13.10  O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

O cumprimento da lei é o amor. Se você guardar os mandamentos de Jesus, terá cumprido todos os demais mandamentos.

Confissão: "Tenho os mandamentos de Jesus e os guardo. Amo ao próximo assim como Deus tem-me amado. Ando em amor entre meus irmãos. Demonstro meu amor a Jesus ao guardar Seu mandamento do amor. Sou amado pelo Pai!"

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Devocional Diário - Coisas acrescentadas

Mateus 6.31-34 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Acrescentadas a você! Não tiradas! Isso comprova que o Pai cuida dos Seus.
Outra tradução diz: Não fiquem ansiosos por causa do amanhã. Deus, pois, não deseja que Seus filhos fiquem ansiosos ou preocupados. Neste texto, Deus está dizendo: "Não fiquem com preocupações, aflições e ansiedades. Sendo Eu seu Pai celestial, sei que vocês precisam dessas coisas. Mas procurem, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês".
Se você tem Deus como seu Pai, pode ter certeza que Ele ocupará o lugar de pai e desempenhará o papel de pai. Você pode ter certeza de que, se Deus é seu Pai, Ele ama você e cuidará de você. Louvado seja Deus! Estou contente, porque Ele é meu Pai! Ele é seu Pai também?

Confissão: "Não fico inquieto a respeito daquilo que comerei ou beberei, ou com as roupas que usarei. Meu Pai celestial sabe que necessito de todas essas coisas. Busco em primeiro lugar, o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas me são acrescentadas".

domingo, 26 de dezembro de 2010

Devocional Diário - Nosso Pai

Mateus 6.8  Não sejam como eles, pois, antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
9  Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo.

Até mesmo Israel, nação à qual Deus dera uma revelação de Si mesmo, tão clara quanto era possível dar a homens espiritualmente mortos, não conhecia realmente Deus. Os israelitas não reconheceram Deus manifesto na carne quando Jesus Se colocou no meio deles.
Foi, portanto, para uma atmosfera dura e severa de Justiça que Jesus Cristo veio. E os judeus dos Seus dias não conse­guiam compreendê-Lo. Jesus Se referia a Deus como Seu Pai. Contava do amor e do cuidado de Deus para com os Seus! Ficaram desorientados. Quando Jesus apresentou Deus como um Deus, que é Pai de amor, Suas Palavras, em sua maioria, caíram em ouvidos espiritualmente surdos.
Nós, no entanto, ao meditarmos nas palavras de Jesus a respeito do amor de Deus, precisamos confessar que até mesmo sendo filhos de Deus, nascidos de novo, às vezes, deixamos de perceber esse aspecto de Deus que é o amor. Os judeus não compreendiam a respeito de Quem Jesus falava. Era novidade para eles. E, para dizer a verdade, é novidade para a maioria dos membros das igrejas de hoje! Pois, muitas pessoas foram ensinadas a ter medo de Deus, a recuar diante de um Deus da Justiça. Nunca viram, real­mente, o aspecto do amor de Deus que Jesus revelou.

João 3.16  Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Confissão: "Faço agora uma decisão de qualidade, de ver e conhecer o amor de Deus que Jesus revelou. Meditarei na revelação de Deus que Cristo me concedeu, até realmente reconhecê-Lo como meu Deus, Pai de amor".

sábado, 25 de dezembro de 2010

Devocional Diário - O amor enviou Seu Filho para salvar

Porque o que nela foi gerado
é do Espírito Santo.
E ela dará a luz um filho,
e lhe porás o nome de JESUS,
Porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira
que deu o seu Filho unigênito,
para que todo aquele que nele crê não pereça,
mas tenha a vida eterna.

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo,
não para que condenasse o mundo,
mas para que o mundo fosse salvo por ele.

(Mateus 1.20, 21; João 3.16,17)

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O Centro Cristão deseja a todos...


Devocional Diário - O verbo se fez carne

João 1.14  E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

Gosto muito dessa tradução, feita por Almeida, de João 1.14, é muito bonita.
A tendência tem sido pensar na vinda de Cristo à Terra como homem, somente em termos da Sua abnegação ao deixar a glória, ou em termos do Seu sofrimento na Terra. No entanto, creio que foi uma alegria para Cristo, que amou de tal maneira o homem e desejou tanto a comunhão com este, que habitou entre nós a fim de dar ao homem alienado, que nunca conhecera o seu Criador, um conceito correto do seu Pai celestial.
Foi boa nova de grande alegria que o anjo proclamou aos pastores, a todas as pessoas em todos os lugares.
O homem, depois de, aproximadamente, quatro mil anos de separação de Deus, a partir da encarnação de Jesus, poderia contemplar a glória de Deus, poderia vê-Lo, conhecer a Deus como Ele é e voltar a ter união com Ele!

Lucas 2.10,11 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador; que é Cristo, o Senhor.

O Verbo se fez carne!

Confissão: "Assim como a multidão da milícia celestial, eu também, louvo a Deus. Louvado seja Deus por ter enviado boa nova de grande alegria! Louvado seja Deus por ter enviado um Salvador! Louvado seja Deus por Cristo, O Senhor! Louvado seja Deus por ter-nos deixado contemplar a sua glória!"